junho 30, 2009

O MELHOR DE NÓS

Missionários de um mundo pagão
Proliferando ódio e destruição
Vêm dos quatro cantos da terra,
a morte, a discórdia,
a ganância e a guerra...
Missionários e missões suicidas
Crianças matando crianças inimigas
Generais de todas as nações,
fardas bonitas, condecorações
Documentam na nossa história,
o seu rastro sujo de sangue e glória...
Vindo de todas as partes
Mas indo prá lugar algum,
assim caminha a raça humana,
se devorando um a um
Gritei para o horizonte,
ele não me respondeu
E então fechei os olhos,
sua voz assim me bateu...
("Carta aos Missionários" - Uns e Outros)
"O melhor de nós está naquilo que somos, no que fazemos de bom para alguém desinteressadamente, está em nossa essência pura e simples. Está na lembrança de um amigo ou de alguém muito próximo de nós. Está no abraço sincero, na amizade, no carinho, no querer bem ao próximo mesmo que seja ele um completo estranho. Está na capacidade de renovação que aparece em cada obstáculo, em cada problema, afinal problemas e obstáculos fazem parte da vida, e a vida é o que há de melhor em cada um de nós, lutando contra a barbárie presente nos nossos dias que nos embrutece e nos marca profundamente", pensamentos e palavras que me acompanham ao pensar no que escrever para enviar a você.

"30 de Junho de 2009"


Já se vão nove anos desse século. Os dias passam céleres sendo testemunhas de uma história que é construída dia após dia. Segundo Jean-Paul Sartre, o homem ainda "é um projeto inacabado", bem por isso buscamos respostas, brigamos pelo nosso "lugar ao sol", querendo absorver tudo ao mesmo tempo em uma corrida desesperada por aquilo que nem mesmo sabemos o que é, percorrendo caminhos errados, fazendo escolhas que não são as nossas, ceifando sentimentos, e tristemente valorizando o que não tem valor.

Utopias à parte, o futuro é uma incógnita quando se perde a capacidade - e a vontade - de sonhar. A impressão que eu tenho é que carregamos hoje em nossos ombros um fardo bem maior do que suportamos: tristezas, frustrações, mágoas, ambições. Mas como se fossemos meros instrumentos de carga, só olhamos para frente deixando de olhar as flores do caminho por vezes íngreme, mas que ainda assim não perdem a sua beleza.

Entretanto as interrogações continuam e incerto é o amanhã perante a tão urgente passagem do tempo.

Tempos que vão sendo marcados...

Nossos rios estão poluídos, as florestas seguem dizimadas por não conseguirem vencer a disputa com a ganância do homem, ecossistemas deixam de existir e animais se extinguem. Cidades sofrem com o crescimento desordenado e todos os males que isso traz, tais como a fome, o desemprego e a violência. Nosso presidente está em seu segundo mandato consecutivo, eleito pela primeira vez por um partido da esquerda; entretanto, a corrupção continua nos fazendo perder as esperanças de ver o nosso país - tão bonito por natureza - livre da corrupção através de um governo sério e limpo, digno de um país soberano e naturalmente rico como é o Brasil. Já os Estados Unidos da América elegeram como presidente o ex-senador americano Barack Obama que entra para a história sendo o primeiro presidente negro norte americano. Há cerca de quarenta dias um avião daquela grande empresa aérea francesa, Air France, caiu nas águas do nordeste brasileiro e morreram 228 pessoas, deixando grande comoção no mundo todo. As guerras no oriente continuam e a paz parece tardar. E nesse instante o mundo ainda chora a morte repentina do talentoso, inovador e polêmico Michael Jackson que talvez, assim como eu ou você, apenas não tenha conseguido viver o melhor de si mesmo.

Não sei quando essa mensagem será lida, isto é, se for lida; registro aqui os acontecimentos mais recentes do meu tempo, desse presente que daqui a pouco será passado.

O que o futuro nos reserva? Não sei dizer, mas acredito que ele possa ser o saldo positivo do melhor que há em nós.

Palavras, desejos e até mesmo sonhos - porque não? - que compõem essa pequena mensagem jogada ao mar e encontrada por você que, agora, talvez queira acrescentar a ela o melhor de si mesmo.

10 comentários:

Leandro Capilluppi disse...

O melhor de mim mesmo??? Acho que o melhor de mim mesmo está no outro. Meus passos sçao de um semeador, semeio na vida "alheia" o que de melhor tenho recebido do PAI, que me enviou.
Lindo texto!
Bom dia!

Anônimo disse...

mario e Cris
Parabéns pelas palavras. Hj Terá post novo em meu blog, e espero a visita de vcs,
ate mais..

Pena disse...

Lindos Amigos:
Um texto delicioso e pertinente sobre o Mundo que habitamos.
Uma sensata, oportuna e lúcida atitude para os contratempos e adversidades, cujas manifestações parecem suceder umas a outras num ápice.
Brilhante. Admirável.
Adorei, com sinceridade.
Abraço e beijinhos de admiração pela vossa inigualável e imensa genialidade.
Maravilhado...


pena

Bem-Hajam, fabulosos amigos.

Dulce Miller disse...

Nossa... lindo texto! O homem sempre estará em busca do sentido das coisas e de tudo, Sartre tinha razão!

Adorei!

Beijão

Leandro Capilluppi disse...

Cris, cuidado pra não acumular o que não vale a pena...semeie dentro de você a fé, a esperança e o amor...colherá os frutos! Ainda q tudo e todos pareçam não se importar...
Tenho certeza que antes das mágoas há muita coisa boa pra recordar (senão não doeria) e trazer esperança de que vale a pena tentar!
Conte comigo!
Um ótimo fim de semana!

Tetê disse...

O que mais vale na vida é o que vivemos. E o tempo passa cada vez mais rápido e se não cuidarmos acabamos perdendo tempo com coisas que não valem a pena! Vamos viver e ser feliz hoje, agora, já! Bjks queridos! Bom final de semana!

elis disse...

nossa abixei esta muisca nesta semana e estava mesmo a pensar ..sobre sua letra... muito bom seu blog olhei os textos antigos tb vou te linkar para trocarmos umas ideias.... abração!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

O mundo e todas as coisas estao sempre em evolucao, nao há como retroceder.

Um ótimo fim de semana prá vocês.

Abracos

Aninha Pontes disse...

O futuro a Deus pertence.
É assim que minha mãe me ensinou.
O que cabe a mim, é desejar que ele seja bom, que coisas boas me acompanhem, que eu possa ser um instrumento do pai, para que minha boca diga apenas coisas que ele queira dizer, e assim, dar o melhor de mim aos que me rodeiam.
Dou a vocês todo meu carinho.
Beijos.

PS: Cris, te mandei um email, vc recebeu?

Regina disse...

Olá amigos!!

Bonito texto que nos leva a uma profunda reflexão...

Acredito que tiramos lições e experiências de tudo que acontece, sejam elas boas ou ruins... Tudo tem sua razão de ser...

A vida é um grande aprendizado e cada um deve tentar evoluir ao máximo, sempre sendo fiel à sua essência...

Parabéns pelo texto!

Tenham um ótimo fim de semana!!

Beijos!

Blog Widget by LinkWithin