julho 20, 2009

AMIZADE

(Imagem: Google.)

Em 20 de julho de 1969, inspirado pela chegada do homem na Lua, o argentino Enrique Ernesto Febbraro criou o DIA DO AMIGO, considerando não somente a expedição espacial como uma vitória científica mas, também, uma oportunidade de conquistar amigos em outras partes do universo.

Na Argentina (Buenos Aires), o DIA DO AMIGO foi regulamentado pelo Decreto 235/79. Hoje, em quase todo o mundo, comemora-se o DIA DO AMIGO em 20 de julho.

Particularmente, nada tenho contra datas comemorativas (verdade que, infelizmente nos últimos anos, se tornaram motivo de grande apelo comercial), mesmo assim trago comigo a certeza de que não é preciso um dia específico para se lembrar de alguém.

Apesar dessa minha certeza cristalizada que aponta na direção de que todo dia é dia de lembrar daqueles com os quais temos afinidade, fato é que a vida agitada - composta por uma grande lista com toda ordem de problemas - propicia o esquecimento e até um certo desânimo que, afinal, implicam em, vez por outra, ir deixando de lado aquelas pessoas que são muito importantes nas nossas vidas.

É que a vida passa célere, levando com ela momentos preciosos que acabamos por consentir que venham a cair no vácuo da lembrança apesar da importância que os revestem.

Fechados em nossos casulos, envoltos pela fina teia do esquecimento, vamos perdendo o significado de um abraço verdadeiro, notamos o esgotamento da antiga paciência - que um dia possuímos - para ouvir um desabafo, compreender mágoas e prestar solidariedade a alheias tristezas. Sem prévio aviso, esvaece a vontade de compartilhar um momento de alegria.

A amizade é, na minha opinião, um sentimento muito forte que serve de base para todo e qualquer tipo de relacionamento.

Vivenciar a amizade, permitindo que ela faça parte da sua vida, significa se abrir para o outro na medida em que o observa com aquela compreensão que só a amizade alcança, tudo isso desprovido de cobranças, sem apontar defeitos, apenas aceitando as pessoas como elas são mesmo quando isso pareça ser algo tão difícil.

Se é mesmo assim, que tal aproveitar essa data para telefonar aquele amigo ou aquela amiga que você não ouve há tanto tempo? Ou chegar em casa e abraçar seu marido (ou esposa) e dizer a ele (ou ela) o quanto é bom ter a sua amizade e o quanto isso a (o) fortalece no dia a dia? Por que não se recordar dos tantos amigos que fizeram parte da sua vida ainda que durante um breve período, relendo velhas cartas e cartões outrora recebidos, revendo fotos e imagens armazenadas em álbuns e vídeos, enfim, por que não se permitir reviver as boas lembranças, essas âncoras emocionais que sempre tornam os nossos dias mais felizes por trazerem a tona o melhor que temos escondido dentro de nós?

Desejo que todos os seus dias sejam um novo DIA DO AMIGO!

13 comentários:

Pena disse...

Lindos:
Um texto profundo e sensível à amizade.
Esclarecedor. Maravilhoso dia do Amigo, para os dois...
VOCÊS deliciam e encantam.
Desejo-lhes muitos amigos e a vontade de serem felizes conjuntamente. Em harmonia e bem-estar porque merecem.
Têm um blogue extraordinário.
Que este dia faça com que se unam corações da amizade.
Abraço e Beijinhos às "carradas". Muitos.
A seriedade e simpatia da minha amizade é uma autenticidade pelo vosso valor de ouro no que fazem.
Deslumbrado...

pena


MUITO OBRIGADO pela vossa amizade que preservarei sempre, acreditem, fabulosos seres humanos gigantes de talento do sentir que expressam com delicia e encanto.
Bem-Hajam.

Tetê disse...

Menina... é verdade! 40 anos que o homem pisou na lua... e eu vi ao vivo!!!! Minha avó dizia: é mentira... não está vendo que isso é mentira? rs...rs...rs... Eu fui testemunha ocular dessa façanha! Esse ano não postei o "Amigos estrela e amigos cometa"... todo ano é meu post do dia do amigo pois acho profundamente verdadeiro... mas esse ano inovei e deixei lá um cartão comemorativo! Obrigada por sua amizade, que já é uma frondosa árvore onde os pássaro se aninham e cantam até quase arrebentar os pulmões! Bjks Tetê

Adelino disse...

Mário e Cristiane. Definir o que seja amigo é uma tarefa difícil.
A primeira qualidade do "amigo" é aquela de não criar constrangimento para o outro, que também é seu amigo. Nada de cobranças, de "fazer questões" etc... E depois, claro, vem o sentido de solidariedade, bem querer, saber ouvir os desabafos, não levar em conta pequenos deslizes, esquecimentos. Enfim, é uma definição subjetiva. No final das contas, a nossa alma é que acaba, não definindo, mas escolhendo nossos verdadeiros amigos.
Um abração pra vocês.

O mar me encanta completamente... disse...

Te encontrei, navegando pelos
blogs amigos..
Passei para conhecer
teu cantinho.
É lindo e aconchegante.
Tua escrita encanta e convida.
Parabéns.

Beijinho

Glória Salles

Giane disse...

Oi, Cris e Mario!!!

O homem vai a lua e por vezes não conhece o próprio vizinho...
Talvez a maior descoberta que se possa fazer seja a de um novo Amigo, ali bem ao lado.

Beijos mil e Feliz Dia do Amigo para Vocês!!!

Leandro Capilluppi disse...

Esse foi o ano q mais senti essa data e ontem, pra fechar o dia, recebi uma ligação tão especial, de uma amiga tão apaixonada por nós que até me constrangeu. Uma amiga de anos, mas que passou alguns minutos declarando seu amor pela nossa família. Foi lindo!
Amo também meus novos amigos blogueiros!
Paz!

Lord Broken Pottery disse...

Queridos amigos Cris e Mário (sou meio antigo, prefiro colocar a mulher primeiro), fiquei muito feliz em vê-los somados, casa nova, juntos, escrevendo unidos, muito bonito o caminho de vocês. Já os coloquei no link ao lado, você estão sempre em minha casa, meu coração, de certa forma meu comentário também fala de amizade.
Beijo e abraço

Regina disse...

É verdade, amigos! Eu concordo que não é preciso de uma data especial para se comemorar o dia do amigo, ou qualquer outra data...

Não é possível que hoje em dia, com tanta tecnologia à disposição, não haja um tempinho para simplesmente dizer um "olá, como você está?" a um amigo, a uma pessoa querida...

E por falar nisso, muito obrigada pelos votos de "Feliz dia do Amigo" e retribuo hoje, desejando sempre muita alegria e muita paz para vocês!

Grande beijo!!

Anônimo disse...

Cris, toô muito feliz com meu blog. Vc acredita q eu ja ganhei um selinho? Logo irei posta-lo no blog.
Aah Cris ainda bem q existe os amigos, vc tem me ajudado tanto com 'o meu essencial'.
beiijO

Anônimo disse...

Cris, lhe dediquei um selinho q recebi,ñ precisa postá-lo, caso ñ queira. Só queria q soubesse q tenho muito carinho pelo Pensamento Teclado.
Beiijo

Daniel Savio disse...

Feliz dia do amigo, hua, kkk, ha, ha, talvez na data certa...

Bom texto menina Cris.

Fiquem com Deus, menina Cris e menino Mario.
Um abraço.

O mar me encanta completamente... disse...

Oi querida, vim te ler.
E agradecer a gentil visita.
Tomei a liberdade de linkar
teu blog ao meu.
Beijinho

Glória

Wanderley Elian Lima disse...

OI Cris, vim retribuir sua visita. Muito bom seu texto sobre o dia do amigo.
Abraços

Blog Widget by LinkWithin